Moderno Complexo de Eclusas para o Crescimento Econômico: Eclusas de Tucuruí, Brasil

A Barragem de Tucuruí localizada no estado do Pará no norte do Brasil foi o primeiro grande projeto hidrelétrico na floresta tropical do país e produz aproximadamente 8% do total da energia produzida no Brasil. Sua construção iniciou em 1975, e a barragem está em uso desde 1984. Desde o início, o projeto executivo foi dividido em duas fases.

A segunda fase do projeto, que foi retomada em 2007 após diversas paralisações, vai restabelecer a navegabilidade do Rio Tocantins, que foi interrompida pela construção da barragem. O complexo de eclusas que foi finalizado em julho de 2010 foi construído com este objetivo. As complexo de eclusas permite a navegação ininterrupta de embarcações entre as cidades de Belém e Marabá, em uma extensão total de 680Km.

O projeto é de grande importância econômica para o desenvolvimento da região que possui elevado potencial econômico devido a sua agricultura e da existência de depósitos minerais e outros recursos naturais. Vencendo um desnível de água de aproximadamente 75m, o novo complexo permite um rápido e fácil transporte de mercadorias da região.

Para vencer os 75m de altura da barragem foi necessário a construção de um complexo com 2 eclusas. As duas eclusas possuem câmaras com 210m de comprimento e 33m de largura, que são conectadas por um canal intermediário com 5.463m de extensão e 140m de largura.

A Protendidos DYWIDAG forneceu aproximadamente 29.000m de tirantes DYWIDAG ST 85/105 Ø32mm utilizados para estabilização de taludes. Além de aproximadamente 6.500m de barras DYWIDAG para reforço de estruturas de concreto protendidas.

Proprietário

Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A., Brasília, Brasil

Construtora

Construções e Comércio Camargo Corrêa S.A., São Paulo, Brasil

Projeto

Engecorps – Corpo de Engenheiros Consultores Ltda., Barueri, Brasil


Unidade DSI

Protendidos DYWIDAG Ltda., São Paulo, Brasil

Escopo DSI

Fornecimento de aproximadamente 35,5Km do Sistema DYWIDAG ST 85/105 Ø32mm 

Voltar Mais Projetos
PROTENDIDOS DYWIDAG LTDA.

utilize nosso formulário de contato
envie-nos um e-mail
ou ligue para nós:
+55-11-21 31 37 00