Sistema de Protensão DYWIDAG aplicado em um dos maiores Projetos Hidrelétricos do Brasil

Considerado um dos maiores Projetos Hidrelétricos do Brasil, a barragem de Estreito é também um dos componentes mais importantes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A Barragem está localizada no Rio Tocantins na Região Norte do Brasil, na divisa dos estados do Tocantins e do Maranhão.

A Usina Hidrelétrica de Estreito é uma obra pública financiada com investimentos privados. Quando atingir sua capacidade total de operação vai gerar 1.087MW de energia, o suficiente para abastecer uma cidade com 5 milhões de habitantes. Para o seu reservatório, uma área de 400Km² entre dois estados brasileiros foi inundada, possuindo uma capacidade de armazenamento de 5,4 bilhões de m³, e cobrindo uma área de 555 km².

O vertedor da barragem possui 14 vãos com 20m de extensão cada. Para a fixação das comportas foi escolhido um método construtivo que permite a montagem de seus componentes com a passagem de água pelo vertedor. Para isso, 26 consolos metálicos foram utilizados como suportes temporários para cada comporta durante sua montagem. Os consolos metálicos foram fixados nos pilares pela protensão de tirantes DYWIDAG 32mm.

A Protendidos DYWIDAG forneceu mais de 3.800m de tirantes DYWIDAG St 85/105 Ø32mm e um total de 1.290 cabeças de ancoragem. Também foram fornecidos os equipamentos de protensão e um supervisor técnico por tempo integral para a instalação dos tirantes.

O armazenamento no reservatório se iniciou em maio de 2010, e a primeira das 8 turbinas geradoras de energia deve iniciar sua operação em outubro de 2010. A capacidade total de operação da Usina Hidrelétrica de Estreito é prevista para Novembro de 2011.

Proprietário

CESTE - Consórcio Estreito Energia, Estreito, Brasil

Construtora

Construtora OAS Ltd., São Paulo, Brasil

Projeto

CNEC Engenharia S.A., São Paulo, Brasil; Intertechne Consultores Associados, Curitiba, Brasil; Bardella S.A., Guraulhos, Brasil


Unidade DSI

Protendidos DYWIDAG Ltda., São Paulo, Brasil

Escopo DSI

Fornecimento de mais de 3.800m de tirantes DYWIDAG St85/105 Ø32mm e 1.290 cabeças de ancoragem; Locação de equipamentos de protensão e supervisão da instalação e protensão dos tirantes. 

Voltar Mais Projetos
PROTENDIDOS DYWIDAG LTDA.

utilize nosso formulário de contato
envie-nos um e-mail
ou ligue para nós:
+55-11-21 31 37 00