O Parque Eólico de Atlântica: a DSI fornece tendões de protensão Wire EX para as mais altas torres eólicas do Brasil

A CPFL Renováveis, uma subsidiária da maior empresa privada de energia no Brasil, recentemente construiu um parque eólico próximo à cidade de Palmares do Sul, ao sul do estado do Rio Grande do Sul. Acciona Windpower forneceu as torres e turbinas para o novo parque no Sul do Brasil.

No início, o Parque Eólico de Atlântica consistia de quatro estações de energia eólica, com uma capacidade de 30 MW cada, que foram colocadas em operação, sucessivamente, de Novembro de 2013 a Junho de 2014. Em primeiro lugar, foi planejada a construção de um total de 60 torres de 80m de altura e capacidade de 2MW.

A CPFL Renováveis alterou o plano e construiu as 40 maiores torres eólicas do país, cada uma com uma altura de 120m e capacidade de 3MW – a maior capacidade alcançada no Brasil até o momento. As torres eólicas consistem de elementos de concreto pré fabricados, e os rotores têm comprimentos de 116m.

A CPFL Renováveis arrendou o parque eólico para uma duração de 20 anos – o governo brasileiro atribuiu o direito de uso durante um leilão de energia em 2010. Incluindo o novo Parque Eólico de Atlântica, a CPFL Renováveis já opera 20 parques eólicos com uma performance operacional total de 719MW. Os parques estão localizados nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul.

Uma vez que as torres eólicas no Parque Eólico de Atlântica são expostas a altas cargas dinâmicas durante a operação, elas foram protendidas com o uso dos tendões externos Wire EX. Para as 40 torres eólicas, a DSI forneceu um total de 28.000m de Tendões de protensão Wire EX 66 pré fabricados, que foram fornecidos enrolados e prontos para serem instalados no canteiro de obras. Foram utilizados 6 Sistemas de tendões Wire EX 66 Tipo SUSPA em comprimentos de 120m por torre. Os Tendões Wire EX foram instalados por experientes técnicos da DSI.

Executor

CPFL Renováveis, Brasil

Contratante Geral

Acciona Windpower, Espanha

Engenharia

Aírton, Brasil


Escopo DSI

Produção, fornecimento, instalação

Produtos DSI

28.000m de Tendões de Protensão Wire EX Tipo 66

Voltar Mais Projetos
PROTENDIDOS DYWIDAG LTDA.

utilize nosso formulário de contato
envie-nos um e-mail
ou ligue para nós:
+55-11-21 31 37 00