Ponte de Laguna, Brasil: Balanço Sucessivo com elementos pré-moldados protendidos, utilizando Barras DYWIDAG

A cidade de Laguna está situada ao sul de Curitiba, a cinco horas de carro. Lá, a ponte de quatro pistas e 2.815m de comprimento, a Ponte de Laguna, também conhecida como Ponte Anita Garibaldi, está sendo construída. Após sua conclusão, será a terceira maior ponte do Brasil e irá melhorar significantemente o transporte especificamente nessa região. Ela faz parte do projeto de duplicação da Rodovia Translitorânea, mais conhecida como BR-101, que faz a ligação de Norte a Sul do Brasil.

Em Outubro de 2012 iniciou-se o trabalho na ponte, com seus 52 vãos. O vão principal de 400m de comprimento está sendo construído como uma ponte estaiada. O tabuleiro da ponte consiste em duas faixas e um acostamento por sentido, totalizando 4 faixas e 2 acostamentos. A ponte é construída utilizando segmentos de concreto pré-moldados, que são produzidos em um canteiro de obras localizado a 5km do local de instalação. A partir dali, os segmentos individuais seguem flutuando em barcaças para o local de instalação e são levantados para suas posições, utilizando-se um pórtico de elevação.

A Protendidos DYWIDAG forneceu os seguintes produtos para esse projeto:

  • 30.600m de Barras DYWIDAG Ø 32mm
  • 860m de Barras DYWIDAG Ø 36mm, com acessórios.

As Barras DYWIDAG 32mm foram usadas tanto na produção das aduelas em segmentos pré-moldados de concreto (vigas caixão), como para o alargamento do tabuleiro da ponte, usando elementos pré-moldados de concreto (cantoneiras) como abas laterais de suporte.

Com essa finalidade, as cantoneiras foram suspendidas até a posição, utilizando-se de guindaste móvel, e lateralmente fixadas aos segmentos de concreto pré-moldados da ponte. As barras de protensão que foram inseridas nos elementos pré-moldados em balanço foram então firmemente conectadas à viga caixão, usando luvas de emenda. Assim que as aduelas foram longitudinalmente estabilizadas, com o uso de cordoalhas, o tensionamento transversal foi aplicado nas cantoneiras, e as pistas laterais do tabuleiro foram concretadas, em ambos os lados.

Também foram utilizadas Barras DYWIDAG 36mm para o transporte dos pesados segmentos de concreto pré-moldados, do pátio de concretagem para a ponte. Além disso, barras mais curtas foram usadas para o tensionamento temporário dos segmentos de concreto pré-moldado no tabuleiro da ponte.

Proprietário

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Brasil

Contratante Geral

Consórcio Ponte de Laguna, que consiste em Camargo Corrêa S.A., Aterpa M.Martins e Construbase Engenharia Ltda., todas do Brasil

Contratante

Consórcio Ponte de Laguna, que consiste em Camargo Corrêa S.A., Aterpa M.Martins e Construbase Engenharia Ltda., todas do Brasil

Projeto

Enescil Engenharia de Projetos, Brasil

Projeto do Pórtico de Elevação

Berd S.A., Portugal

Engenharia

Enescil Engenharia de Projetos, Brasil


Unidade DSI

Protendidos DYWIDAG Ltda., Brasil

Escopo Protendidos DYWIDAG

Produção, fornecimento, suporte técnico

Produtos DYWIDAG

30.600m de Barras DYWIDAG Ø 32mm; 860m de Barras DYWIDAG Ø 36mm

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