Mina de Águas Claras: Solo Grampeado GEWI® estabiliza uma enorme Mina a céu aberto

A Mina de Águas Claras é uma mina a céu aberto no estado brasileiro de Minas Gerais na qual o minério de ferro foi extraído de 1971 a 2002. A mina está localizada na região sudeste do Brasil, a apenas 10km a nordeste de Belo Horizonte.

Até o esgotamento das reservas de minério de ferro em 2002, aproximadamente 300 milhões de toneladas de minério de ferro foram extraídas de Águas Claras por uma área de cerca de 1.000ha. Após a mina ser fechada, o profundo poço foi parcialmente cheio de água, o que criou um grande lago ao longo dos anos.

Antes da mina ser fechada, um grande deslizamento ocorreu em 1992, fazendo com que uma parte da crista da Serra do Curral desmoronasse. Um relatório de 2008 também detectou muitas encostas íngremes que não foram cobertas pela vegetação e, portanto, estavam expostas à erosão. No entanto, o encerramento e a recuperação da zona da mina, que havia sido prevista para os anos de 2003 a 2013, foram repetidamente adiados.

Uma vez que a antiga mina está localizada nas imediações de uma área densamente povoada, as encostas descobertas e íngremes na mina a céu aberto representavam um grande risco de segurança. Em 2013, o proprietário da Vale decidiu implementar medidas de estabilização a fim de minimizar o risco de deslizamentos e permitir o uso futuro de toda a área.

No âmbito do Projeto “Cava Oeste”, a estabilização global da porção mais alta da cava ocidental teve início em Agosto de 2014. Durante este projeto, o solo solto foi removido e um sistema de drenagem, que evitará erosões futuras, foi instalado. Em seguida, uma estabilização de encosta foi realizada passo a passo, de cima para baixo. As encostas são estabilizadas utilizando-se malha de aço de alta resistência e revegetada após a instalação.

O sistema passivo de estabilização de encosta com malha de aço é ancorado na camada estável do terreno usando Solo Grampeado GEWI® que atuam diretamente na superfície da encosta. 47.535m de Solo Grampeado GEWI® Ø 32mm, Gr 50/55 com peso de 21t foram instalados para ancorar com segurança a malha de aço. A Protendidos DYWIDAG forneceu o solo grampeado completo com 7.310 porcas.

Cliente

Vale S/A, Brasil

Contratante Geral

BVP Engenharia, Brasil

Subcontratante

Joint Venture Consórcio EMPA-SEEL - Cava Oeste, consistindo em EMPA S/A e SEEL Seviços Especiais de Engenharia Ltda., ambas do Brasil

Engenharia

BVP Engenharia, Brasil


Unidade DSI

Protendidos DYWIDAG Ltda., Brasil

Escopo Protendidos DYWIDAG

Produção, fornecimento

Produtos DYWIDAG

47.535m de Solo Grampeado GEWI® Ø 32mm incluindo porcas

Voltar Mais Projetos
PROTENDIDOS DYWIDAG LTDA.

utilize nosso formulário de contato
envie-nos um e-mail
ou ligue para nós:
+55-11-21 31 37 00