Porto Sudeste em Itaguaí: DSI Prepron presta Suporte Técnico para ativação de uma ponte de correias transportadoras

O Porto Sudeste do Brasil é um terminal portuário privado em Itaguaí, localizado a aproximadamente 80km do Rio de Janeiro. O porto recentemente inaugurado tem uma área de superfície de aproximadamente 52ha e atualmente é projetado para uma capacidade de mais de 50 milhões de toneladas de minério de ferro e outros produtos a granel por ano. As novas instalações portuárias foram construídas principalmente para exportação de minério de ferro extraído de minas do estado de Minas Gerais para outros países.

No local, foram instaladas correias transportadoras com um comprimento superior a 4.000m e capacidade de carga de 12.000t/h, que podem transportar o minério de ferro a uma velocidade de 5m/s. Uma ponte de aço que passa sobre uma via férrea também faz parte do sistema de transporte.

A ponte é apoiada por 4 tirantes acoplados, protegidos por bainhas. A construção da ponte foi iniciada por uma empresa estrangeira que nunca a concluiu. Por essa razão, o contratante geral procurava uma empresa nacional que pudesse executar a protensão dos tirantes e completar a estrutura da ponte.

Entre outras empresas nacionais, a DSI Prepron foi selecionada para prover uma solução e solicitada para executar o trabalho de protensão. Os experientes funcionários da DSI Prepron retensionaram os tirantes de sustentação de acordo com um protocolo de tensionamento precisamente definido, trazendo a estrutura de aço para a posição correta, garantindo assim a liberação e o bom funcionamento da ponte.

Proprietário

Impala Terminals UK Ltd, Grã-Bretanha, Companhia de Desenvolvimento Mubadala PJSC., Emirados Árabes Unidos e MMX Mineração e Metálicos SA, Brasil

Contratante Geral

Construtora Tecnomont, Brasil

Contratante

Construtora Tecnomont, Brasil


Unidade DSI

DSI Prepron, Brasil

Escopo DSI Prepron

Serviços de Engenharia, suporte técnico

Voltar Mais Projetos
PROTENDIDOS DYWIDAG LTDA.

utilize nosso formulário de contato
envie-nos um e-mail
ou ligue para nós:
+55-11-21 31 37 00