Uma Solução Permanente: DYNA Grip® com 105 cordoalhas estabiliza Ponte Estaiada sobre o Rio Capivari, Brasil

Recentemente, a DSI obteve um contrato para reforçar uma ponte de vigas de aço já existente que atravessava o Reservatório de Água de Capivari no sul do Brasil. A ponte faz parte da rodovia BR-116, no trecho de Curitiba, capital do estado do Paraná, para o norte, em direção a São Paulo.

A ponte existente foi reconstruída em 2006, depois de desmoronar em 2005. Como ela havia sido construída em solo instável, movimentações continuaram ocorrendo nas estacas de sustentação, o que fez o cais da ponte afundar aproximadamente 40cm, ocasionando novamente o perigo de desmoronamento, tornando necessários reforços que garantissem a eliminação deste problema.

Como solução permanente, foi decidido construir uma estrutura de concreto armado sob a ponte existente, sustentada por estais. Esta estrutura de apoio consiste em duas vigas longitudinais, duas vigas transversais no local do apoio que seria eliminado, um mastro em forma de H e dois pilares de concreto do lado oposto do rio para ancorar os estais do vão lateral.

A estrutura de suporte é suspensa por 4 estais DG-P109 DYNA Grip®, com aproximadamente 55m de comprimento, ancorados no mastro. A estrutura de suporte acomoda o peso da ponte existente de modo que o apoio que apresenta problemas de movimentação do solo possa ser removido.

A parte complicada deste trabalho foi determinar a força exata que deveria ser aplicada nos estais. A força deveria ser suficiente para levantar a aduela da ponte antiga sem sobrecarregá-la. Além disso, todas as cordoalhas em cada Estai DYNA Grip® deveriam ter o mesmo nível de tensionamento. Isso foi possível dividindo o processo de tensionamento em 5 etapas, uma estimativa precisa das cargas existentes a serem levantadas e o funcionamento exato do método ConTen de tensionamento desenvolvido pela DSI.

Além dos estais DYNA Grip®, as empresas Protendidos DYWIDAG e DSI Prepron também forneceram, instalaram e tensionaram os Sistemas de Protensão com Barras DYWIDAG Ø 32 e 36mm, que foram utilizados no mastro, e os sistemas de protensão com cordoalhas para as vigas transversais da nova estrutura, que também receberam injeção de calda de cimento.

Esta aplicação especial é um marco, pois é a primeira referência para a DSI em sistemas de estais no Brasil e, além disso, é a primeira atuação da DSI Prepron como subcontratada DSI para sistemas de estais, e com muito êxito!

Cliente

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Brasil

Operações

Arteris S.A., Brasil

Contratante

Leão Engenharia Ltda., Brasil

Engenharia

Enescil, Brasil


Unidades DSI

PROTENDIDOS DYWIDAG Ltda. e DSI Prepron, ambos do Brasil

Escopo Protendidos DYWIDAG & DSI Prepron

Serviços de produção, fornecimento, instalação e engenharia, suporte técnico e supervisão

Produtos DYWIDAG

4 estais DG-P109 DYNA Grip®, com 55m de comprimento, sistemas de protensão com barras DYWIDAG Ø 32 e 36mm, sistemas de protensão com cordoalhas

Voltar Mais Projetos
PROTENDIDOS DYWIDAG LTDA.

utilize nosso formulário de contato
envie-nos um e-mail
ou ligue para nós:
+55-11-21 31 37 00